AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Com base na afirmativa a seguir, marque a resposta correta.
O professor é o responsável pela organização dos processos avaliativos da disciplina que leciona. Podemos afirmar então que, quando esse processo avaliativo está balizado por critérios formativos:
as práticas pedagógicas tornam-se mais abertas, formativas, abrindo espaços para criatividade, comunicação, descobertas, pesquisas, projetos;
as práticas pedagógicas tendem ao cumprimento do regimento escolar uma vez que o seu descumprimento poderá gerar sansões ao docente;
as práticas pedagógicas irão se fixar no reconhecimento do desempenho dos alunos, selecionando bons e maus alunos;
as práticas pedagógicas visam traçar um perfil ou uma média a partir das notas obtidas pelos alunos;
as práticas pedagógicas se distanciam dos programas e projetos adotados pela escola podendo ocasionar danos à formação do discente;
Segundo Hoffman (2001), na perspectiva da educação inclusiva, a avaliação pode se tornar um instrumento de exclusão quando:
o professor contextualiza os instrumentos avaliativos;
o professor oferece igualdade de condições educativas para os estudantes;
o professor oferece o máximo de oportunidades ao aluno com necessidades educacionais especiais;
o professor não tem formação ou consciência do seu papel frente ao estudante;
o professor repensa sua prática pedagógica frente aos resultados avaliativos;
O Enem Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, ocorre anualmente e visa avaliar o desempenho do aluno ao final do Ensino Médio.
Em relação a esse exame, marque V para as afirmativas verdadeiras e F par as falsas.
( ) O ENEM, criado em 1998, foi concebido inicialmente, com a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio.
( ) O uso do ENEM com a finalidade de democratizar o acesso às vagas federais no ensino superior, vem sendo considerado pelos professores com um desvirtuamento da finalidade da sua origem.
( ) O ProUni Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de Ensino Superior, está vinculado à nota obtida no ENEM desde 1998.
( ) O uso do ENEM como processo seletivo de ingresso ao ensino superior, passou a ser utilizado apenas pelas universidades federais.
( ) Podem participar do ENEM os alunos que estão concluindo o ensino médio e os já concluíram em anos anteriores.
Marque a alternativa com a sequência correta:
V F F F V
V F V F F
F V F V F
V V F F V
F F V V V
O sucesso da prática pedagógica das instituições de educação infantil, requerem a constante interação entre família e instituição. Marque a seguir, os itens que você considere verdadeiro no que se refere ao papel dos integrantes da comunidade escolar e da instituição de educação infantil, que estejam em consonância com as leituras indicadas:
I. A instituição de educação infantil precisa repensar diariamente a sua prática pedagógica, avaliando-a e aperfeiçoando-a continuamente, visando uma aprendizagem significativa.
II. A instituição de educação infantil deve orientar os seus educadores a serem meros facilitadores do processo ensino-aprendizagem para que as crianças se tornem autônomas mais cedo.
III. Os pais devem acompanhar os seus filhos, compartilhando com os educadores os progressos e necessidades das crianças.
IV. O entrosamento entre os membros que compõem a comunidade escolar não é fator fundamental para uma avaliação acolhedora e inclusiva na instituição de educação infantil.
V. O processo de ensino-aprendizagem realizado pela instituição de educação infantil deve levar o aluno a ser o autor de sua própria aprendizagem.
Marque a alternativa que contém somente os itens identificados como corretos:
II, IV e V
II, III e IV
I, II e III
I, III e V
III, IV e V
Planejar é determinar antecipadamente as ações pedagógicas que o professor irá desenvolver com sua turma, selecionando conteúdos, determinando objetivos a serem alcançados, visando dar condições para que o aluno se desenvolva cognitivamente e aprenda novos conceitos.
Em relação ao planejamento da ação pedagógica do professor, é correto afirmarmos que esse planejamento:
precisa ser flexível, portanto, sofrer ajustes na dependência do resultado das avaliações e do desenvolvimento do avanço da aprendizagem dos educandos;
deve ser construído com a participação dos pais, uma vez que são eles os maiores interessados pelo desenvolvimento dos educandos;
ocorre sempre no final do ano anterior ou no início do ano letivo e deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que faz parte do projeto pedagógico da escola;
pode ser encontrado no projeto político-pedagógico da escola e pode ser consultado pelos professores a qualquer tempo;
deve ser encaminhado para a secretaria de educação antes do início das aulas, para que seja aprovado pelos especialistas;
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
as práticas pedagógicas tornam-se mais abertas, formativas, abrindo espaços para criatividade, comunicação, descobertas, pesquisas, projetos;
as práticas pedagógicas tendem ao cumprimento do regimento escolar uma vez que o seu descumprimento poderá gerar sansões ao docente;
as práticas pedagógicas irão se fixar no reconhecimento do desempenho dos alunos, selecionando bons e maus alunos;
as práticas pedagógicas visam traçar um perfil ou uma média a partir das notas obtidas pelos alunos;
as práticas pedagógicas se distanciam dos programas e projetos adotados pela escola podendo ocasionar danos à formação do discente;
Segundo Hoffman (2001), na perspectiva da educação inclusiva, a avaliação pode se tornar um instrumento de exclusão quando:
o professor contextualiza os instrumentos avaliativos;
o professor oferece igualdade de condições educativas para os estudantes;
o professor oferece o máximo de oportunidades ao aluno com necessidades educacionais especiais;
o professor não tem formação ou consciência do seu papel frente ao estudante;
o professor repensa sua prática pedagógica frente aos resultados avaliativos;
O Enem Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, ocorre anualmente e visa avaliar o desempenho do aluno ao final do Ensino Médio.
Em relação a esse exame, marque V para as afirmativas verdadeiras e F par as falsas.
( ) O ENEM, criado em 1998, foi concebido inicialmente, com a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio.
( ) O uso do ENEM com a finalidade de democratizar o acesso às vagas federais no ensino superior, vem sendo considerado pelos professores com um desvirtuamento da finalidade da sua origem.
( ) O ProUni Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de Ensino Superior, está vinculado à nota obtida no ENEM desde 1998.
( ) O uso do ENEM como processo seletivo de ingresso ao ensino superior, passou a ser utilizado apenas pelas universidades federais.
( ) Podem participar do ENEM os alunos que estão concluindo o ensino médio e os já concluíram em anos anteriores.
Marque a alternativa com a sequência correta:
V F F F V
V F V F F
F V F V F
V V F F V
F F V V V
O sucesso da prática pedagógica das instituições de educação infantil, requerem a constante interação entre família e instituição. Marque a seguir, os itens que você considere verdadeiro no que se refere ao papel dos integrantes da comunidade escolar e da instituição de educação infantil, que estejam em consonância com as leituras indicadas:
I. A instituição de educação infantil precisa repensar diariamente a sua prática pedagógica, avaliando-a e aperfeiçoando-a continuamente, visando uma aprendizagem significativa.
II. A instituição de educação infantil deve orientar os seus educadores a serem meros facilitadores do processo ensino-aprendizagem para que as crianças se tornem autônomas mais cedo.
III. Os pais devem acompanhar os seus filhos, compartilhando com os educadores os progressos e necessidades das crianças.
IV. O entrosamento entre os membros que compõem a comunidade escolar não é fator fundamental para uma avaliação acolhedora e inclusiva na instituição de educação infantil.
V. O processo de ensino-aprendizagem realizado pela instituição de educação infantil deve levar o aluno a ser o autor de sua própria aprendizagem.
Marque a alternativa que contém somente os itens identificados como corretos:
II, IV e V
II, III e IV
I, II e III
I, III e V
III, IV e V
Planejar é determinar antecipadamente as ações pedagógicas que o professor irá desenvolver com sua turma, selecionando conteúdos, determinando objetivos a serem alcançados, visando dar condições para que o aluno se desenvolva cognitivamente e aprenda novos conceitos.
Em relação ao planejamento da ação pedagógica do professor, é correto afirmarmos que esse planejamento:
precisa ser flexível, portanto, sofrer ajustes na dependência do resultado das avaliações e do desenvolvimento do avanço da aprendizagem dos educandos;
deve ser construído com a participação dos pais, uma vez que são eles os maiores interessados pelo desenvolvimento dos educandos;
ocorre sempre no final do ano anterior ou no início do ano letivo e deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que faz parte do projeto pedagógico da escola;
pode ser encontrado no projeto político-pedagógico da escola e pode ser consultado pelos professores a qualquer tempo;
deve ser encaminhado para a secretaria de educação antes do início das aulas, para que seja aprovado pelos especialistas;
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
o professor contextualiza os instrumentos avaliativos;
o professor oferece igualdade de condições educativas para os estudantes;
o professor oferece o máximo de oportunidades ao aluno com necessidades educacionais especiais;
o professor não tem formação ou consciência do seu papel frente ao estudante;
o professor repensa sua prática pedagógica frente aos resultados avaliativos;
O Enem Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, ocorre anualmente e visa avaliar o desempenho do aluno ao final do Ensino Médio.
Em relação a esse exame, marque V para as afirmativas verdadeiras e F par as falsas.
( ) O ENEM, criado em 1998, foi concebido inicialmente, com a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio.
( ) O uso do ENEM com a finalidade de democratizar o acesso às vagas federais no ensino superior, vem sendo considerado pelos professores com um desvirtuamento da finalidade da sua origem.
( ) O ProUni Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de Ensino Superior, está vinculado à nota obtida no ENEM desde 1998.
( ) O uso do ENEM como processo seletivo de ingresso ao ensino superior, passou a ser utilizado apenas pelas universidades federais.
( ) Podem participar do ENEM os alunos que estão concluindo o ensino médio e os já concluíram em anos anteriores.
Marque a alternativa com a sequência correta:
V F F F V
V F V F F
F V F V F
V V F F V
F F V V V
O sucesso da prática pedagógica das instituições de educação infantil, requerem a constante interação entre família e instituição. Marque a seguir, os itens que você considere verdadeiro no que se refere ao papel dos integrantes da comunidade escolar e da instituição de educação infantil, que estejam em consonância com as leituras indicadas:
I. A instituição de educação infantil precisa repensar diariamente a sua prática pedagógica, avaliando-a e aperfeiçoando-a continuamente, visando uma aprendizagem significativa.
II. A instituição de educação infantil deve orientar os seus educadores a serem meros facilitadores do processo ensino-aprendizagem para que as crianças se tornem autônomas mais cedo.
III. Os pais devem acompanhar os seus filhos, compartilhando com os educadores os progressos e necessidades das crianças.
IV. O entrosamento entre os membros que compõem a comunidade escolar não é fator fundamental para uma avaliação acolhedora e inclusiva na instituição de educação infantil.
V. O processo de ensino-aprendizagem realizado pela instituição de educação infantil deve levar o aluno a ser o autor de sua própria aprendizagem.
Marque a alternativa que contém somente os itens identificados como corretos:
II, IV e V
II, III e IV
I, II e III
I, III e V
III, IV e V
Planejar é determinar antecipadamente as ações pedagógicas que o professor irá desenvolver com sua turma, selecionando conteúdos, determinando objetivos a serem alcançados, visando dar condições para que o aluno se desenvolva cognitivamente e aprenda novos conceitos.
Em relação ao planejamento da ação pedagógica do professor, é correto afirmarmos que esse planejamento:
precisa ser flexível, portanto, sofrer ajustes na dependência do resultado das avaliações e do desenvolvimento do avanço da aprendizagem dos educandos;
deve ser construído com a participação dos pais, uma vez que são eles os maiores interessados pelo desenvolvimento dos educandos;
ocorre sempre no final do ano anterior ou no início do ano letivo e deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que faz parte do projeto pedagógico da escola;
pode ser encontrado no projeto político-pedagógico da escola e pode ser consultado pelos professores a qualquer tempo;
deve ser encaminhado para a secretaria de educação antes do início das aulas, para que seja aprovado pelos especialistas;
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
V F F F V
V F V F F
F V F V F
V V F F V
F F V V V
O sucesso da prática pedagógica das instituições de educação infantil, requerem a constante interação entre família e instituição. Marque a seguir, os itens que você considere verdadeiro no que se refere ao papel dos integrantes da comunidade escolar e da instituição de educação infantil, que estejam em consonância com as leituras indicadas:
I. A instituição de educação infantil precisa repensar diariamente a sua prática pedagógica, avaliando-a e aperfeiçoando-a continuamente, visando uma aprendizagem significativa.
II. A instituição de educação infantil deve orientar os seus educadores a serem meros facilitadores do processo ensino-aprendizagem para que as crianças se tornem autônomas mais cedo.
III. Os pais devem acompanhar os seus filhos, compartilhando com os educadores os progressos e necessidades das crianças.
IV. O entrosamento entre os membros que compõem a comunidade escolar não é fator fundamental para uma avaliação acolhedora e inclusiva na instituição de educação infantil.
V. O processo de ensino-aprendizagem realizado pela instituição de educação infantil deve levar o aluno a ser o autor de sua própria aprendizagem.
Marque a alternativa que contém somente os itens identificados como corretos:
II, IV e V
II, III e IV
I, II e III
I, III e V
III, IV e V
Planejar é determinar antecipadamente as ações pedagógicas que o professor irá desenvolver com sua turma, selecionando conteúdos, determinando objetivos a serem alcançados, visando dar condições para que o aluno se desenvolva cognitivamente e aprenda novos conceitos.
Em relação ao planejamento da ação pedagógica do professor, é correto afirmarmos que esse planejamento:
precisa ser flexível, portanto, sofrer ajustes na dependência do resultado das avaliações e do desenvolvimento do avanço da aprendizagem dos educandos;
deve ser construído com a participação dos pais, uma vez que são eles os maiores interessados pelo desenvolvimento dos educandos;
ocorre sempre no final do ano anterior ou no início do ano letivo e deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que faz parte do projeto pedagógico da escola;
pode ser encontrado no projeto político-pedagógico da escola e pode ser consultado pelos professores a qualquer tempo;
deve ser encaminhado para a secretaria de educação antes do início das aulas, para que seja aprovado pelos especialistas;
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
II, IV e V
II, III e IV
I, II e III
I, III e V
III, IV e V
Planejar é determinar antecipadamente as ações pedagógicas que o professor irá desenvolver com sua turma, selecionando conteúdos, determinando objetivos a serem alcançados, visando dar condições para que o aluno se desenvolva cognitivamente e aprenda novos conceitos.
Em relação ao planejamento da ação pedagógica do professor, é correto afirmarmos que esse planejamento:
precisa ser flexível, portanto, sofrer ajustes na dependência do resultado das avaliações e do desenvolvimento do avanço da aprendizagem dos educandos;
deve ser construído com a participação dos pais, uma vez que são eles os maiores interessados pelo desenvolvimento dos educandos;
ocorre sempre no final do ano anterior ou no início do ano letivo e deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que faz parte do projeto pedagógico da escola;
pode ser encontrado no projeto político-pedagógico da escola e pode ser consultado pelos professores a qualquer tempo;
deve ser encaminhado para a secretaria de educação antes do início das aulas, para que seja aprovado pelos especialistas;
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
precisa ser flexível, portanto, sofrer ajustes na dependência do resultado das avaliações e do desenvolvimento do avanço da aprendizagem dos educandos;
deve ser construído com a participação dos pais, uma vez que são eles os maiores interessados pelo desenvolvimento dos educandos;
ocorre sempre no final do ano anterior ou no início do ano letivo e deve ser cumprido rigorosamente, uma vez que faz parte do projeto pedagógico da escola;
pode ser encontrado no projeto político-pedagógico da escola e pode ser consultado pelos professores a qualquer tempo;
deve ser encaminhado para a secretaria de educação antes do início das aulas, para que seja aprovado pelos especialistas;
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
O paradigma tradicional de educação que dominou o contexto escolar a partir do século XVI, possui características específicas, tais como.....
Considerando a frase anterior, verifique entre as afirmativas a seguir, qual é a que a complementa:
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
a avaliação visa fortalecer a autoestima do aluno.
a avaliação fortalece o processo de crescimento do aluno no que se refere à aprendizagem.
a avaliação possibilita a revisão das práticas, procedimentos e atitudes, a fim de superá-los.
a avaliação amplia e consolida a visão de mundo do aluno.
a avaliação não tem a intenção de retomar o processo de ensino, mas sim, de sentenciar o que já passou e divulgar o resultado.
Nos estudos realizados foi possível observar que o Projeto político-pedagógico - PPP deve ser um documento de cunho teórico-metodológico elaborado a partir de um planejamento participativo, democrático, que favorece o diálogo, a cooperação. Porém, quando ele é elaborado como uma norma que deve ser cumprida, imposta pela equipe dirigente, acaba abolindo uma etapa imprescindível para o seu sucesso. Que etapa é essa?
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
Assembleia geral.
Conselho de classe.
Planejamento participativo.
Plano de ação.
Reunião anual do conselho deliberativo.
A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.
PORQUE
II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A década de 1970, marcada pelo regime da Ditadura Militar e pela crise econômica mundial, acarretou a queda da produção industrial e o aumento da inflação. Em relação às políticas públicas vigentes nesse período, é correto afirmarmos que:
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.
As políticas públicas para educação que consideravam, constitucionalmente, a educação como direito social, deixaram de existir uma vez que, durante o período militar, o Brasil foi regido por outra constituição criada pelos militares.
As políticas públicas representavam o ideário neoliberal, ou seja, a qualidade educacional foi associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade.
As políticas públicas representavam o ideário religioso, ou seja, para a melhoria da qualidade educacional, as escolas passaram a ser administradas pelos padres e professores de escolas confessionais.
Para as políticas públicas na época, a educação pública passou a ser considerada como direito social e passou a ser administrada por empresários, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses econômicos.
Conforme as políticas públicas na época, a educação pública deixou de ser considerada como direito social e passou a ser administrada por militares, pois só assim ela poderia servir de instrumento afim de atender aos interesses políticos.